terça-feira, 4 de agosto de 2009

Ilumina-te


O poder da iluminação


Como dizia minha professora Lígia "iluminação é tudo"!!
Uma iluminação bem projetada pode fazer milagres em um ambiente. Diferente do que muitos pensam não serve apenas para nos dar claridade quando a noite cai, muito pelo contrário, ela inclusive nos traz sensações, nos inspira, aconchega, nos alerta e nos traz vida.
Na decoração de uma casa não são só os móveis, os eletro eletrônicos que contam, vc pode ter tudo isso de primeira e a sua cara mas se não souber direcionar seus ambientes com uma iluminação condizente e adequada nada terá vida, os ambientes não conversarão com você te dando sensações.
Uso um exemplo que é batata: qualquer loja de rede "fast food", que vcs conhecem, usa uma iluminação, em conjunto com a combinação de cores que outra hora será assunto aqui, suuuper branca, clara demais e fria, onde não relaxamos, não conseguimos permanecer por muito tempo, e essa é exatamente a ideia, como o próprio nome diz "fast food" comida rápida, nesses tipos de lanchonetes o que importa é a rotatividade de pessoas entrando e saindo, e portanto comendo o mais rápido possível para logo dar lugar a outro cliente, sim, não nos querem por alí uma tarde inteira, e usando desses artifícios de iluminação nem conseguiríamos, a claridade excessiva nos deixa elétricos e impacientes até. Já em um café, ou um restaurante, trabalhada com uma iluminação mais amarelada, baixa, tipo meia luz, o que nos aconchega, nos acalma e tranquiliza. Imagina essas sensações depois de um dia de trabalho, não vamos nunca mais sair dalí, mas por trás disso tem, claro, o objetivo e interesse desse ambiente de nos manter ali, tendo horas de qualidade, conversando, curtindo o momento mas também consumindo, e muito, porque quanto mais tempo permanecemos em um lugar assim mais acabamos gastando, bingo!
Esses são exemplos básicos para entendermos como a iluminação nos influencia e deixa bem claro de como devemos brincar com ela.
Voltando lá atrás quando falei dos móveis e objetos bacanérrimos que podemos ter em um ambiente mas que sem luz eles nada serão, ou com a iluminação errada o espaço não passará nada do que você imaginou, pode deixar o ambiente sem vida. Uma luz direcionada trás vida à composição dos ambientes.
Dentro de casa, por menor que seja e nesse caso um projeto de iluminação é ainda mais necessário, pra traçar limites e ainda dar uma ampliada no todo, temos vários ambientes, o ideal é definirmos para o que serve cada um desses ambientes usando a iluminação para destacar aquilo que queremos e até escondermos algo. Definido tudo isso pode-se brincar com a luz, abusar dos abajures, pendentes, luminárias, spots e arandelas, direcionando a luz pra focar um objeto ou quadro, para facilitar a leitura, o trabalho, e principalmente para relaxar.
Descobrindo sua casa você descobre o que cada cantinho dela pode te transmitir.
Nas aulas de iluminação a gente aprende que cada tipo de tarefa e ou ambiente tem um mínimo e máximo de luminosidade necessária para ser bem sucedida, que as lâmpadas tem temperatura, níveis diferentes de reprodução das cores e claro tem ainda a eficiência e economia de cada tipo.
Basicamente dividem-se em dois grupos, as incandescentes que são as chamadas lâmpadas quentes, são as comuns encontradas transparentes ou leitosas, e as fluorescentes que são as lâmpadas frias, não aquecem o ambiente, duram muito mais e são mais econômicas.
O site da Philips sense and simplicity tem dicas de aplicações, catálogo de produtos pra quem quiser entrar em mais detalhes.
Espero que este post colabore para que você faça da sua casa um lugar ainda mais especial.

fonte: casa.com.br

3 comentários:

  1. Oi Van,

    Muito legal a iniciativa do blog, quero parabeniza-la e dizer que estou torcendo para que tudo de super certo, ok?

    Sucesso.

    Luciana Tolentino

    ResponderExcluir
  2. 'Dentro de casa, por menor que seja e nesse caso um projeto de iluminação é ainda mais necessário'

    TOTAL!

    Morando numa kit vejo como uma boa iluminação é necessária, pra tudo! pra limpar, pra trabalhar, pra ver tv, pra sair da cama animada... na próxima casa iluminação será uma prioridade! e seu eu precisar de ajuda já vou te chamar hein ;) rs...


    =P

    ResponderExcluir

ME CONTA O QUE VOCÊ ACHOU, É IMPORTANTE!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ENJOY IT

NOSSA CASA NOSSO MUNDO!