quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Os clássicos da minha vida! (parte 1)


Primeiro preciso explicar o título, parte I porque claro, tem muitos outros que amo, mas essas peças abaixo são de um mesmo tempo, de pessoas que se cruzaram durante os trabalhos, e principalmente tiveram o mesmo intuito, de inovação, e também de descoberta quanto a materiais e linhas. Esse detalhe, parte I me possibilita mostrar ainda muitos outros clássicos, inclusive nacionais, lindos e ícones no mundo inteiro.
As peças a seguir são peças que amo e tenho o maior xodó, mesmo "ainda" não sendo minhas rsrsrsrsrs. Pra quem conhece admire e pra quem não, muito prazer, conheça um pouco mais desses ícones e também um pouquinho de quem as criou a long long time ago.


La Chaise

Na minha opinião a mais lindas de todas e olha que ela foi feita há 52 anos, loucura!
A “La Chaise”, de Charles e Ray Eames foi criada em 1948 e faz uma brincadeira com o nome do escultor Gaston Lachaise e a própria chaise (cadeira). A combinação de materiais e o movimento de suas linhas realmente fazem dela uma escultura. Materiais- plástico reforçado com fibra de vidro, aço e madeira. Charles e Ray eram americanos e se casaram em 1941, tendo contribuído muito para o design industrial, de móveis e arquitetura, além da indústria de fotografia e cinema. Foram inovadores no uso de materiais como o plástico, resinas, fibra de vidro, arames e compensados moldados, e trabalharam com outros tantos desigers famosos como Saarinen, Herman Miller e Harry Bertoia.




Panton de Verner Panton

Mestre da extravagância, Panton abusa de cores vibrantes e linhas sinuosas para dar humor às formas das coisas. Trabalhava com materiais como plástico, poliuretano e espuma. Sua mais famosa criação, a cadeira Panton (desenhada em 1955) é um dos ícones da Pop Art.O finlandês Eero Saarinen chegou nos EUA em 1923, aos 13 anos. Cresceu na Comunidade de Arte de Cranbrook, Michigan, aonde seu pai era professor. Saarinen era amigo de Charles e Ray Eames, assim como Florence Knoll. Estudou arquitetura em Yale e escultura França. Em 1954, casou com a segunda esposa, com a qual teve um filho com nome Eames, em homenagem ao amigo e colaborador, Charles Eames.


Tulipa de Eero Saarinen

A Poltrona Tulipa estabeleceu, em sua criação, novos padrões para o design moderno. Ganhadorade diversos prêmios:Museum of Modern Art Award, 1969 / Federal Prêmio de Design Industrial, 1969/ Design Center Stuttgart Award, 1962.
Acabamentos: Base em Alumínio pintado nas cores branco, preto ou a escolher. Concha em fibra de vidro pintada seguindo o padrão da base. Almofada solta revestida em couro natural, couro sintético.
Saarinen recebeu diversos prêmios por suas criações, como a linha Tulip, um ícone do design. Saarinen é hoje considerado um dos mestres da arquitetura americana do século 20.



Ball Chair de Eero Saarinen (também conhecida como Globe Presidente)

Estrutura giratória em fibra e pé em alumínio, pintados com tinta automotiva. Estofamento em bouclé ou veludo molhado
Trecho de uma entrevista de Eero Aarnio:
“A idéia da cadeira sempre foi muito óbvia. Tinhamos nos mudado para nossa primeira casa, e eu tinha começado minha carreira como Free-Lance em 1962.Tínhamos uma boa casa, mas nenhuma grande cadeira, e por isso decidi fazer uma, mas não uma normal, queria formar uma nova realidade. Depois de alguns desenhos reparei que a forma tinha se tornado tão simples que era só uma bola. Eu desenhei a escala completa na parede e determinei a altura, daí as outras linhas foram fáceis de tirar. A parte de nomear a cadeira foi o mais divertida, a Globe Presidente nasceu.”
O resultado foi ótimo. Era o nascimento de uma das mais notáveis cadeiras na história do mobiliário do século XX. A Presidente Bal Chair criada em 1966 foi apresentada na Feira Internacional Mobiliária em Colagne. Foi a sensação da feira, o avanço internacional de seu designer e o inicio de uma linha de fibra desenhada por Aarnio.

RAR Eames
Design de Charles e Ray Eames, 1948. Base em aço inos e madeira maciça com assento em concha de fibra de vidro com acabamento em pintura automotiva. Lindas né?! E a de balanço então? Amuuu queria uma amarela no meu quarto, ai ,ai.
Nunca parei pra pensar nisso mas agora escrevendo o post vi que a maioria das peças que mais adoro são de Charles e Ray Eames e Eero Saarinen, bom só posso então me declarar fã absoluta dos trabalhos desses visionários que até hoje são incrivelmente lembrados e adorados!

Quem quiser comprar uma ou me dar de presente, ou então saber mais vai lá:

Mais Design
Desmobília
Cia Elástica


2 comentários:

  1. Caderias PANTON eu comprei (2 pretas) por R$ 279,00 em promoção na www.evidenze.com.br

    Só pra ter uma idéia, na Etna e Tokstok estava R$ 399...

    E ainda levei + 5% de desconto por pegar o cupom no facebook deles.

    Fica a dica.

    Classicos do Design, ENTREGA IMEDIATA: www.evidenze.com.br

    ResponderExcluir

ME CONTA O QUE VOCÊ ACHOU, É IMPORTANTE!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ENJOY IT

NOSSA CASA NOSSO MUNDO!